QUER GANHAR UM ADESIVO "EU SOU DA USINAGEM"?

Envie uma foto da sua usinagem para este blog (envie .JPG).

O endereço é: marcelo.lean.engenharia@hotmail.com.

Coloque a descrição de todo o sistema de usinagem envolvido (material, ferramenta, dados de corte, etc...).

Envie seu endereço de correspondência que lhe enviaremos um adesivo " Orgulho de ser USINAGEM"!.

Não paga nada pelo adesivo.

PARTICIPE!






terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Outro paradoxo em administração industrial - Paradoxo da gastança


Você no final de ano seguramente recebeu uma ligação do gerente dizendo: "sai comprando que tem uma verba sobrando que precisa ser gasta, se não no ano que vem a nossa fatia vem menor".

Este absurdo administrativo acontece em diversas fábricas.

O paradoxo é assim: Você fez um planejamento e a diretoria pois a verba no seu setor ou centro de custo. Você passou o ano e não gastou. Ou gastou menos que o previsto. Logo, sobrou dinheiro no caixa "virtual do seu centro de custo". Esta sobra deveria virar mérito, porém ela vira um terror de final de ano, pois você é obrigado a gastar porque a gerência não quer explicar o ocorrido para a diretoria, ou seja, que você pediu e não gastou.

É normal pedir e não gastar durante um planejamento anual. Ninguém pode prever com tanta precisão um futuro, principalmente no ambiente incerto de crise e outras perturbações. E se você trabalha com redução de custos, Kaizen, melhoria contínua ou qualquer outra técnica para gastar menos, é certo que no final do ano este paradoxo é ainda mais forte para você. Seu setor passa o ano de cinto apertado e no final, que você já enxugou, alguém manda gastar.


As conclusões do paradoxo são:


1. Se você é a pessoa que gasta, então gaste. Mas compre coisa nova, que traga melhoria futura. Não faça estoque. Faça investimento em coisa nova. Já que a gastança veio na base do chicote.... então gaste.

2. Se você é a pessoa que manda gastar, então repense esta ação. Prefira construir uma explicação para a diretoria que uma gastança desenfreada pelo fato de você não gostar de se explicar.

3. Se você é o diretor que irá olhar o balancete final, mude sua postura e dê prêmios para o centro de custo que reduz o custo industrial. Não penalize quem não gastou. Busque as explicações, pondere se a gerência tiver errado no plano, ajude a gerência para o planejamento do próximo ano, e não permita que nenhum gerente libere a gastança.


4R´s: Reduza, Reflita, Responda e Reaja.


Gastança em detrimento do medo de se explicar é um absurdo. Não faça isto com sua fábrica!


3 comentários:

  1. Boa noite !

    Prof.,

    Olha lendo que você escreveu foi muito interesante , sabe hoje na empresa e uma função como posso dizer KAIZEN MAN isso tenho que estudar e melhorar o chão de fabrica ! E pior passei o 2 º Semestre enconomizando e em media uns R$ 16.000,00 em 2 departamentos e foda e as vezes uma missã impossivel . E depois de tudo disseram para eu aprovar maquinas que nem vamos usar agora , uma coisa que fiz com orçamento que sobrou comprei novo not book e uma filmadora e camera para melhorar os recursos do curso que ministro de tecnicas Kaizen , fora as liberações de máquinas de com valores de 100 mil reais . Olha e dificil acreditar que temos um departamento de planejamento e orçamento a longo e medio prazo .
    Fico pensando como dever as pessoas que fazem o planejamento do budget 2010 e 2011 ? Será que essa pessoas conhecem de fabrica ?


    TIAGO WILSON RIBEIRO - 9 º NA UNIABC


    Ate mas Mestre

    ResponderExcluir
  2. Ola A empresa MaisGestão oferece consultoria tanto na área de administração industrial, quanto no setor de aumento de produtividade e qualidade, o nosso objetivo é melhorar tanto o sistema administrativo quanto o operacional

    Saiba Mais: Administração Industrial
    Email: contato@maisgestao.com.br
    Consultoria
    Telefone: (11)5518-3881

    ResponderExcluir
  3. Mais uma realidade em que o nível hierárquico interfere de forma indevida na "tomada de decisões".

    O replanejamento existe e deve ser analisado. Acrescento à primeira conclusão que a verba pode ser investida em algum projeto o qual você já havia observado mas sempre encontrava algum empecilho. Juntar as dificuldades pode te motivar ainda mais.

    Tiago Amarante

    ResponderExcluir

Usine aqui seu comentário!!!